PPWR SIGNIFICA TORNAR TODAS AS EMBALAGENS REUTILIZÁVEIS E RECICLÁVEIS.
A Regulamentação de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) será uma nova regulamentação da UE e tem como objetivo tornar as embalagens mais sustentáveis e minimizar o impacto dos resíduos de embalagens no meio ambiente. O Parlamento Europeu votou o acordo provisório final em abril de 2024. A finalização do acordo em termos técnicos é esperada para o outono de 2024 e, portanto, ainda não está em vigor. Ele deve entrar em vigor em 2025 e ser aplicado em todos os 27 estados membros da UE. O PPWR desempenhará um papel decisivo na forma como as empresas projetarão suas embalagens no futuro e adotarão uma abordagem mais consciente de seu impacto ambiental.
Para atingir esse objetivo, o regulamento inclui as seguintes medidas:
Padrões mínimos para a reciclabilidade de embalagens
A regulamentação estabelece padrões mínimos para a reciclabilidade de embalagens, exigindo conformidade com dois elementos até 2030 e 2035, respectivamente:
- Design para reciclagem (até janeiro de 2030): A embalagem deve estar em conformidade com os “critérios de design para reciclagem” e ser pelo menos 70% reciclável sob essas condições. Esses critérios serão definidos e adotados até 2028
- Reciclabilidade em escala (até janeiro de 2035): Quando a embalagem se torna um resíduo, ela deve ser coletada separadamente, classificada em fluxos de resíduos específicos sem afetar a reciclabilidade de outros fluxos de resíduos e reciclada em escala. Como esperado nesse estágio, até 1° de janeiro de 2035, as empresas devem provar que 55% de todos os fluxos de resíduos classificados coletados anualmente em nível da União serão reciclados em novos produtos.
Integração de materiais reciclados
Um dos principais requisitos da regulamentação é o aumento do uso de materiais reciclados em determinadas embalagens, especialmente as de plástico, para reduzir o uso de recursos virgens.
- A partir de 2030, nossas embalagens plásticas devem conter um mínimo de 35% de material reciclado de PCR (resíduos plásticos pós-consumo). A partir de 2040, a proporção mínima será de 65%.
- A partir de 2030, as embalagens de alimentos devem conter um mínimo de 10% de material PCR reciclado. A partir de 2040, essa porcentagem mínima será aumentada para 50%.
- Isenções para embalagens cujo componente plástico represente menos de 5% do peso total da embalagem e determinadas embalagens para uso em contato médico podem estar sujeitas a outros requisitos.
Responsabilidades na cadeia de suprimentos
O regulamento estabelece responsabilidades claramente definidas para as empresas na cadeia de suprimentos para garantir a implementação de práticas ecologicamente corretas.
Redução de embalagens e resíduos de embalagens
O PPWR estabelece metas claras para a redução do desperdício de embalagens, o que exige que as empresas tomem medidas claras para reduzir o desperdício. Por exemplo, o peso e o volume da embalagem devem ser reduzidos ao mínimo, de modo que o espaço vazio dentro da caixa de papelão não exceda 50%.
Padrões de rotulagem e informações
A regulamentação exige que as embalagens atendam a determinados padrões de rotulagem, incluindo a rotulagem de embalagens recicláveis e o fornecimento de informações sobre o descarte adequado.
Promoção de sistemas reutilizáveis
O PPWR estabelece medidas para promover o uso de embalagens reutilizáveis no território da União Europeia para pelo menos 40% até 2030. A meta ambiciosa para 2040 é de 70%. Essas medidas incluem incentivos para que fabricantes e varejistas criem e usem sistemas reutilizáveis. Como é hoje, as isenções para:
- Transporte de maquinário de grande escala, para equipamentos e mercadorias para os quais as embalagens são projetadas sob medida para atender às exigências individuais do operador econômico que faz o pedido
- Embalagens flexíveis em contato direto com alimentos
- Todas as embalagens de papelão
Esta é apenas a primeira análise do PPWR e ainda não foi finalizada. Espera-se que o PPWR entre em vigor em 2025. Algumas resoluções ainda não estão definidas em detalhes, mas esclarecerão as condições do regulamento nos próximos três anos (por meio de modificação de texto ou atos delegados). Observe que a possível proibição do EPS na França, prevista para 2025 pela lei “Climate and Resilience”, provavelmente será adiada para 2030. Presumivelmente, não haverá conflito entre a proibição do EPS na França e o PPWR.
Fale conosco - nossos especialistas em produtos terão prazer em atualizá-lo e aconselhá-lo.